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Whatsapp trabalha para combater informações falsas relacionadas à pandemia do novo Coronavírus

  • Por Mel Castro
  • 19 mar., 2020

Nos últimos dias, em que o cenário mundial passa por uma fase delicada por conta da pandemia do novo Coronavírus, várias fake news vêm sendo espalhadas pelas redes sociais, causando pânico em grande parte das pessoas.

Pensando nisso, o whatsapp criou uma divisão especial para trabalhar no combate da ciruculação de informações falsas.

Em parceria com a Organização Mundial da Saúde, a UNICEF, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN), o Centro de Informações sobre o Coronavírus foi criado com o intuito de garantir que os usuários acessem as últimas informações oficiais sobre a pandemia.

Além disso, de acordo com comunicado da empresa, o aplicativo fará uma doação de US$ 1 milhão para combater notícias falsas e informações incorretas relacionadas à doença. O valor será destinado à IFCN, em apoio ao CoronaVirusFacts / DatosCoronaVirus, projeto criado em janeiro deste ano pela IFCN e que inclui mais de 100 verificadores de fatos em 45 países.

A plataforma se une a outras empresas de tecnologia que estão se mobilizando para ajudar a população durante a pandemia. Outros exemplos são o Facebook, que vai doar US$ 100 milhões para pequenas empresas afetadas pelas paralisações, e a Amazon, que doará US$ 5 milhões para estabelecimentos da região de Seattle que ficarem fechados durante este período.

Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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