Marcas fazem campanha contra a disseminação do coronavírus
- Por Carolina Oliveira
- •
- 18 mar., 2020
- •

No 20º dia após o primeiro caso de Covid-19, o Brasil soma, de acordo com secretarias estaduais, 350 casos confirmados da doença em 17 estados e no DF. E várias marcas estão se posicionando com campanhas de prevenção e conscientização contra a epidemia do novo coronavírus.
Diversas empresas iniciaram nas redes sociais movimentos que incentivam a diminuição a disseminação da doença. Além disso, algumas marcas adotaram medidas para combater o conronavírus, como a Ambev que anunciou a produção de álcool em gel para distribuição em hospitais públicos e o Burger King Brasil que divulgou a doação de recursos para o SUS.
Burger King Brasil

Empresa anunciou que doará parte de sua receita de qualquer lanche até o final deste mês para o SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa é para apoiar na prevenção da disseminação do Covid-19! A empresa também ampliou o serviço de delivery em aplicativos como iFood, Rappi e Uber.
Ambev

A Cervejaria Ambev anunciou
a produção de 500 mil unidades de garrafas de álcool gel na cervejaria da
empresa em Piraí, no Rio de Janeiro. O álcool em gel será doado a todos os
hospitais públicos nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Mercado Livre

Mercado Livre modifica temporariamente logo em apoio a prevenção ao coronavírus. A empresa trocou o aperto de mãos pelo cumprimento de cotovelos. A ideia é conscientizar os seus seguidores e consumidores a evitarem o toque das mãos, uma das recomendações dos órgãos de saúde.
Campanha #DistânciaSalva
Várias empresas participam desse movimento que pretende divulgar novos hábitos e novas maneiras de pensar. As marcas têm utilizado o Twitter para publicações. Veja:
Encurtar distâncias é o que se espera de uma empresa de mobilidade. Mas, agora, a #DistânciaSalva para nos aproximar do que importa: o cuidado com todos. Se precisar sair, leia com atenção as orientações dos órgãos públicos: https://t.co/TsO6iTHpxY@OLX_Brasil, entra nessa? pic.twitter.com/IqEFIUCUTF
— 99 (@voude99) March 17, 2020
Oi @voude99! Um dos valores da OLX é #CuidamosDasPessoas. Por isso, adotamos o home office pros nossos 750 colaboradores e preparamos algumas dicas pra ajudar. Vem ver: https://t.co/wmKfQsJ0Fi 😉 @RicardoEletro, bora junto com a gente nesse movimento #DistânciaSalva
— OLX Brasil (@OLX_Brasil) March 17, 2020
Como bons brasileiros, adoramos estar perto de pessoas que amamos! Mas, se precisamos manter distância, que tal manter contato aqui pelas redes? Nossa dica: faz uma chamada de vídeo com a família ou um happy hour virtual com os amigos 🙂 #DistânciaSalva. E vocês, @veloebr? pic.twitter.com/v1fnMOxqYI
— Havaianas Brasil (@havaianasBR) March 17, 2020
Oi, @olistbr Cuidado de mãe é valioso: fique em casa, encha seus filhos de amor 💛#DistânciaSalva Mas quem tiver que sair de casa, siga todas as dicas essenciais da OMS para evitar o contágio do COVID-19.
— Nestlé Ninho (@nestleninho) March 17, 2020
E aí, @catracalivre Vem com a gente?

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.
"Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.
O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.
O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.
A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.
A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.
Informações: B9

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos".
No post, no Instagram, a marca escreveu que "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "
Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.
Veja a publicação da Asics: