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7 tendências do mercado audiovisual que você não pode ignorar

  • Por Rayam Saraiva
  • 12 abr., 2018
Não há como negar a popularidade que os vídeos têm ganhado. Se alguém achava que após o surgimento do cinema e da TV o mercado audiovisual não teria mais para onde crescer, enganou-se. A evolução da internet banda larga permitiu o nascimento de plataformas de streaming e facilitou o compartilhamento... O post 7 tendências do mercado audiovisual que você não pode ignorar apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Não há como negar a popularidade que os vídeos têm ganhado. Se alguém achava que após o surgimento do cinema e da TV o mercado audiovisual não teria mais para onde crescer, enganou-se. A evolução da internet banda larga permitiu o nascimento de plataformas de streaming e facilitou o compartilhamento de vídeos entre os usuários.
Essa rápida mudança que é característica da  era digital  deixa muitos anunciantes de cabelo em pé. O que funcionava até ano passado pode não funcionar tão bem hoje. Então, o único jeito é ficar antenado para não ser pego de surpresa quando surgir uma nova tendência.
Por isso, resolvemos trazer neste artigo algumas das principais  tendências  do mercado audiovisual. Quer saber quais são? Continue lendo e confira.

1. Lives

Hoje as principais mídias sociais, como o Facebook, Instagram e YouTube, permitem que você faça transmissões ao vivo. Com isso, as marcas ganharam uma nova forma de se comunicar com o público.
Uma das maiores vantagens desse recurso é que as pessoas que estão assistindo à transmissão podem comentar em tempo real, ou seja, há um diálogo entre as partes envolvidas. Isso é essencial em uma estratégia de marketing: aumentar o engajamento com a audiência.
Para constatar a força que as transmissões ao vivo ganharam nos últimos anos basta observar a plataforma de streaming Twitch. Outro exemplo, são as lives realizadas no Jornal O Popular , como a eTech voltada para tecnologia e universo geek. Além disso, existem diversos produtores de conteúdo que criaram um canal de gameplay e conquistaram milhares de seguidores. O público está sempre em busca de informações e demais conteúdos frescos — e com as lives eles conseguem isso.

2. Vídeos curtos

Não é segredo para ninguém que a internet trouxe muitas mudanças em relação ao hábito dos consumidores. Enquanto antes era comum que as famílias ficassem horas diante da televisão vendo um programa, hoje essa situação está cada vez mais rara.
Principalmente após a chegada dos smartphones, desenvolvemos o hábito de executar diversas tarefas ao mesmo tempo. Podemos até nos reunir com a família em frente à TV durante horas, mas de tempo em tempo damos aquela checada nas redes sociais, e-mail ou aplicativo de mensagens.
Não é à toa que o Stories faz tanto sucesso dentro do Instagram. Em poucos segundos conseguimos assistir a um vídeo, seja dos seus amigos ou de empresas. Com tantas informações que temos disponíveis atualmente, quem cria conteúdos relevantes e/ou de rápido consumo, acaba se destacando nos meios digitais.

3. Realidade virtual

No início, muitos achavam que a tecnologia de realidade virtual seria utilizada exclusivamente para o desenvolvimento de jogos ou para fins de entretenimento. Hoje, sabemos que não é bem assim que acontece. Diversas empresas estão se beneficiando desse sistema em suas estratégias de marketing.
Há muitas possibilidades a serem exploradas nesse meio. As agências de turismo e imobiliárias são grandes exemplos de segmentos que encontraram uma maneira de promover seus produtos e serviços utilizando a realidade virtual. Sem precisar se deslocar, o consumidor consegue conhecer cidades ou imóveis como se estivesse, de fato, no local. Isso cria uma  experiência mais agradável  do que simplesmente olhar fotos estáticas.

4. Motion Graphics

O motion graphics — ou grafismo em movimento (tradução livre) — é uma técnica que une conceitos de design com o cinema. Apesar de não ser um método novo, atualmente ele é utilizado para diferentes finalidades.
Há muito tempo estamos acostumados a ver o motion graphics sendo aplicado em vinhetas — com textos e ilustrações em movimento durante a abertura de filmes ou programas de TV. No entanto, várias empresas têm utilizado esse sistema integralmente em seus vídeos.
Os vídeos educativos estão entre os mais favorecidos pelo motion graphics. Às vezes, um processo de fabricação de um produto que é difícil de ser explicado com palavras, por exemplo, torna-se de fácil entendimento quando você faz uma ilustração no formato audiovisual.
Além de ser bastante atrativo à audiência, esses vídeos não demandam uma superestrutura para serem produzidos. Portanto, mesmo que a sua empresa não tenha uma verba astronômica para investir em produções audiovisuais, pode tirar proveito do motion graphics.

5. Uso de drones

Até há poucos anos era raro ver um  drone  voando pelos céus. Geralmente, quem tinha um equipamento assim eram as emissoras de TV ou grandes produtoras. Nos dias atuais, existem diversos modelos para todos os bolsos. Sendo assim, tornou-se comum nos depararmos com os drones em pequenas produções.
A grande vantagem no uso de drones nas filmagens é a variedade de ângulos e movimentos de câmera possíveis. Com isso, muitas ideias que antes ficavam só no papel devido à dificuldade de executá-las, agora podem ser concretizadas. Resumindo: você pode sair do arroz com feijão e causar um grande impacto no público com os seus vídeos.

6. Anúncios patrocinados em vídeo

O Google é, sem sombra de dúvida, o principal mecanismo de busca na web e se tornou o site mais acessado do mundo. Então, se você deseja aumentar sua visibilidade, um dos caminhos mais óbvios é investir em anúncios patrocinados do  Google AdWords  para ficar bem posicionado nos resultados.
O mesmo acontece com a rede social mais popular do mundo: o Facebook. As marcas que pretendem alcançar mais pessoas investem em anúncios patrocinados do Facebook Ads. No entanto, apesar de funcionar, a publicidade em formato de texto não tem o mesmo impacto e engajamento que os vídeos. Nesse caso, a melhor saída é patrocinar o seu conteúdo audiovisual.
Você pode  divulgar seus anúncios  em sites participantes da rede de display do Google, YouTube, Facebook, Instagram, aplicativos, enfim, há muitas opções. Se os vídeos são tendências na internet e os anúncios patrocinados ainda dão excelentes resultados, por que não juntar o útil ao agradável?

7. Conteúdos educativos

Como dissemos no tópico sobre motion graphics, os vídeos dispõem de recursos que auxiliam muito para explicarmos um assunto complexo de um modo mais simples. Você já deve ter notado que muitos estão deixando de pesquisar nos mecanismos de busca tradicionais e utilizando o YouTube para se informar — talvez até mesmo você faça isso.
Sabendo disso, diversas empresas têm criado conteúdos educativos nessa plataforma de streaming para atrair clientes em potencial. Quer um exemplo? Vamos supor que você tenha uma loja de materiais de construção e crie um vídeo sobre “como escolher a tinta ideal”. Assim, você consegue atrair pessoas para o seu conteúdo de forma orgânica e, consequentemente, divulga a sua marca.
Dependendo de quando você estiver lendo este artigo, pode ser que algumas dessas tendências ficaram para trás e surgiram outras. Portanto, é fundamental ficar sempre de olho nas novidades do mercado audiovisual. Essa é a melhor forma de se manter relevante neste mundo competitivo em que vivemos.
Se você gostou da lista que preparamos, compartilhe-a com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas confiram as tendências do mercado audiovisual.
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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