Marketing Digital

Benefícios do marketing digital: como ele pode ajudar sua empresa?

By 14 de setembro de 2017 No Comments

Foi-se a época em que internet era sinônimo de entretenimento. Em tempos modernos, ela se expandiu e hoje consegue impactar praticamente todos os segmentos da sociedade. Esse crescimento atingiu também o mundo empresarial, uma vez que grande parte do público consumidor está ativo em ambiente virtual. E é aí que surge a necessidade de se conhecer os benefícios do marketing digital.

Nesse contexto em que mais da metade da população brasileira está conectada e há 102 milhões de clientes em potencial, qualquer organização tem a obrigação de garantir uma forte presença na web para ser encontrada.

Sendo assim, preparamos um post para que você saiba quais são as vantagens do Marketing Digital e perceba como ele é capaz de contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.

Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa

Ampliação da visibilidade

Embora o número de usuários online seja significativo, é essencial ter em mente que não basta apenas lançar uma página na internet para fazer com que sua marca seja vista por eles. Indo além disso, é importante que exista um planejamento focado nos perfis dos leitores de cada site, blog ou rede social para criar uma mensagem adequada às vontades deles.

Estratégias para tanto não faltam. O Inbound Marketing, especializado em assuntos voltados para os desejos de uma persona, por exemplo, permite que sua companhia fale com ela de forma eficaz, tendo maiores chances de conduzi-la até a compra.

Já táticas de email marketing possibilitam a divulgação de conteúdos com mais exatidão para quem realmente tem interesse naquilo que seu empreendimento disponibiliza. O bom uso desses recursos faz com que sua empresa se torne visível e assim alcance suas metas com mais facilidade.

Segmentação mais eficaz do público

Um dos grandes benefícios do Marketing Digital é a oportunidade que ele oferece às organizações de se comunicarem de maneira mais precisa do que com o marketing tradicional. Isso é algo que garante a identificação do indivíduo com o discurso apresentado, uma vez que este é direcionado aos seus objetivos.

Imagine ver uma propaganda na televisão que exiba exatamente o que você necessita, inclusive apontando problemas específicos enfrentados no seu cotidiano. Parece difícil, não é?

O marketing tradicional funciona bem quando a mensagem tem de ser ampla para atingir um número maior de consumidores, mas o investimento nele acaba não valendo a pena quando a ideia é fazer uma abordagem mais direta.

É nessa brecha que o digital aparece como solução. Quando você segmenta seu discurso desde o primeiro contato da marca com o visitante, você torna a experiência mais positiva para ele e melhora sua chance de venda.

Aumento da autoridade

É possível adquirir autoridade para seu negócio ao fortalecer sua presença online, seja entregando conteúdos valiosos por meio do blog corporativo ou levando informações úteis através das mídias sociais.

Isso permite que a companhia transmita credibilidade no que faz, ganhando notoriedade ao se mostrar relevante não somente para clientes, mas também para formadores de opinião e concorrentes que passam a considerá-la uma referência.

Os resultados disso em termos de vendas são reais. O empreendimento é capaz de aprimorar sua colocação no mercado simplesmente por ter um impacto mais significativo nas vidas das pessoas.

Elevação da taxa de fidelização

O que você pensaria de uma página no Facebook que sempre tivesse os dados mais pertinentes sobre determinado tema de seu interesse? Mais do que isso: imagine que essa página pertence a uma empresa que vende algo de seu agrado e que usa esse espaço como meio para garantir a sua satisfação com os produtos ou serviços que ela oferece.

Isso passa uma imagem positiva, não é? Se no passado os consumidores sofriam com organizações que investiam pesado em divulgação e deixavam a desejar no pós-venda, agora com o marketing digital é o contrário. Um de seus diferenciais é justamente manter o contato com o cliente e aperfeiçoar o relacionamento com ele.

Uma campanha que concede cupons promocionais, ofertas e oportunidades, entre outros, e que é sustentada por uma atuação qualificada da equipe de pós-venda permite que clientes sejam fidelizados e conquista uma exposição espontânea fundamental para negócios futuros.

Facilidade maior de mensuração

As inúmeras métricas disponíveis no marketing digital facilitam bastante o acompanhamento das ações de quem trabalha na área.

Com o ROI, por exemplo, sua corporação pode calcular o retorno obtido a partir de certa quantia de recursos investidos. Mas no âmbito virtual é possível ir além e identificar os diversos tipos de ganhos que cada estratégia traz.

Essa é outra especificidade importante, pois quando uma companhia coloca em prática um planejamento e consegue avaliar sua performance de maneira criteriosa e rápida, ela tem maiores condições de alterar a abordagem caso os rendimentos não estejam positivos.

Já as operações com KPIs viabilizam a quantificação de seu desempenho e dão ao empreendimento o controle que ele carece para ocupar seu espaço na rede e saber precisamente o que fazer para mantê-lo ou ampliá-lo.

Relação melhor de custo-benefício

Não tem dinheiro para colocar uma propaganda no intervalo da novela? Então saiba que com o marketing digital você também é capaz de conquistar resultados favoráveis sem necessitar de tantos recursos.

Talvez essa seja exatamente sua grande vantagem em relação ao modo tradicional de se fazer as coisas. Para atuar no mundo online, você pode contar com alternativas que cabem no seu orçamento e ainda assim trazem lucro para a empresa.

A regra é aplicar capital no que se pode pagar. E é perfeitamente possível fazer com que os objetivos da marca estejam de acordo com a verba disponível, tornando os investimentos significativamente baixos.

Redes sociais não cobram para organizações terem páginas nelas, o que permite a divulgação gratuita de materiais. Porém, você também pode optar em utilizar links patrocinados. Com eles, você paga apenas o que precisa para alcançar as pessoas (isso se elas de fato clicarem nos seus anúncios).

O ambiente virtual é ideal para negócios que pretendem investir de maneira controlada e ainda assim atingir suas metas.

Os benefícios do marketing digital são muitos e realmente podem ajudar a sua corporação. Compartilhe este texto nas redes sociais e faça essa informação chegar aos seus amigos também!

Leave a Reply