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A evolução dos games: do Atari à Realidade Virtual

  • Por Strix
  • 13 mai., 2016
Que a evolução tecnológica tornou os games brincadeira de gente grande você já sabe. Mas você imagina o que vem pela frente? O post A evolução dos games: do Atari à Realidade Virtual apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Diariamente a tecnologia nos surpreende, não é verdade? Você, provavelmente, teve um daqueles celulares com o famoso Jogo da Cobrinha, febre nos colégios – em alguns existia até campeonato desse jogo na hora do recreio! E, se puxar um pouquinho na memória, com certeza você vai se lembrar do famoso Super Nintendo ou até mesmo do  Atari , sensação das férias, ligado numa TV 20″ tubo. E dentro deste cenário de avanços tecnológicos acelerados os  games   vêm recebendo cada vez mais destaque e deixando de ser apenas brincadeira de criança para se tornar uma fonte inesgotável de informação e entretenimento para os adultos.

A evolução dos games

Se você é totalmente alheio à jogos digitais e a sua vibe sempre foi tabuleiro, dados e cartas, dá uma olhada nesse vídeo aqui.
(Pode assistir, eu te espero!)
Em 1961 o norte-americano  MIT (Massachusetts Institute of Technology) – alguém desconhece esse lugar? – recebeu o computador mais moderno do planeta: o PDP-1 (Programmed Data Processor-1) . Foi então que o jovem Steve Russell decidiu testar os limites da máquina e criou o jogo Spacewar , um simulador de batalha entre naves espaciais. Depois do pontapé inicial de Russell, a ideia pegou e outros estudantes de engenharia também investiram nessa fonte de entretenimento, dentre eles, Nolan Bushnell , que mais tarde se tornou o fundador da Atari. (Saiba mais sobre a história  aqui ).
PDP-1, o computador mais moderno do planeta... em 1961
Desde o  start na década de 60, a setor de jogos digitais não parou mais. Os constantes aperfeiçoamentos se tornavam possíveis porque a indústria tecnológica avançava como um todo. Os hardwares  (as peças necessárias para construção dos consoles),  softwares  (os sistemas operacionas dos videogames), bem como os demais aparatos tecnológicos como TV, computadores e processadores de imagens   tornaram-se cada vez mais potentes e acessíveis
Essa evolução permitiu que os gráficos dos games alcançassem um nível complexo de detalhamento de cenários e personagens, deixando-os bem próximos à realidade.

Os gráficos de Tomb Raider

Tomb Raider é um jogo que conta a história de Lara Croft, uma jovem arqueóloga inteligente e atraente, que viaja pelo mundo caçando relíquias. Inicialmente o personagem principal seria um homem inspirado no Indiana Jones , mas posteriormente decidiu-se que uma mulher seria mais coerente com o estilo de jogo.
A primeira versão do game, de 1996, possuía 230 polígonos ; os traços do rosto não eram ricos em detalhes e o corpo era desproporcional. Não existia a famosa trança da personagem porque ela não se moveria de acordo com a movimentação de Croft. A silhueta era modesta e desproporcional: pernas longas e seios fartos. Atualmente, 20 anos depois do lançamento, encontramos, além de uma impressionante qualidade gráfica, proporções físicas de acordo com a realidade (veja o vídeo abaixo).
Ficou curioso para saber qual o próximo destino dos jogos digitais?! Então vai para a próxima página e veja o que te espera no futuro!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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