Blog Post

7 ideias diferentes para seu e-commerce

  • Por Strix
  • 06 mar., 2018
O varejo online está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Para você ter uma ideia, a previsão de crescimento total para 2017 é de 12,7%, o que equivale a um faturamento de quase 48 bilhões de reais, de acordo com dados da Ebit. Mas atenção: ao mesmo tempo que... O post 7 ideias diferentes para seu e-commerce apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
O varejo online está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Para você ter uma ideia, a previsão de crescimento total para 2017 é de 12,7%, o que equivale a um faturamento de quase 48 bilhões de reais, de acordo com dados da Ebit .
Mas atenção: ao mesmo tempo que essa evolução representa inúmeras oportunidades para empreendedores, ela também faz com que a competição fique mais acirrada. Como fazer, então, para se diferenciar nesse mercado e aumentar as vendas? Pois conheça agora mesmo 7 ideias para e-commerce em que vale a pena apostar!

1. Repense a abordagem em datas especiais

Como as datas comemorativas são grandes incentivadoras das vendas no varejo, é muito difícil encontrar um e-commerce que fique desse calendário, seja oferecendo kits, produtos exclusivos ou promoções. Mas quem foi que disse que você precisa seguir essa programação à risca?
Uma excelente ideia para e-commerce é trazer uma abordagem nova para o Dia das Mães, o Natal ou a Black Friday, por exemplo. Afinal, sua loja não precisa (aliás, nem deve) fazer a mesma coisa que os concorrentes! Por que não incentivar os clientes a surpreenderem suas mães fora da data tradicional ou decidir quais produtos terão desconto da Black Friday por meio de uma votação nas redes sociais ?
O segredo está em entender o que as personas do seu negócio enxergam como valor e usar essa informação para trabalhar as datas comemorativas de forma criativa. Dessa maneira, você conseguirá tanto atrair novos clientes como manter os atuais sempre por perto.

2. Aposte em mercados de nicho

Apostar no nicho é uma excelente estratégia de negócio para operar um e-commerce com custos menores e alta margem de lucro. Afinal, é bem mais fácil conquistar espaço em um mercado pouco explorado que tentar brigar com os gigantes do varejo. E não se engane ao achar que, para investir em nichos, é preciso ter uma ideia revolucionária.
A loja Gaveteiro , por exemplo, é um caso de sucesso nesse sentido. Voltada exclusivamente para empresas, ela disponibiliza produtos que vão desde materiais de escritório até ferramentas de construção civil. O mercado plus size é outro ainda pouco explorado e com muitas oportunidades no Brasil. Apostando aí, com um investimento inicial de 200 mil reais, a Flaminga fechou o ano de 2015 com 3,3 milhões de faturamento.

3. Preste atenção ao modelo de assinatura

Você provavelmente conhece ou já ouviu falar de alguma loja virtual que oferece ou mesmo só trabalha com o modelo de assinaturas, certo? Essa é uma estratégia que, além de garantir um faturamento antecipado, gera mais rentabilidade e fidelização de clientes. Parece um sonho, não?
Funciona basicamente assim: o cliente se cadastra para receber uma caixa com produtos em uma frequência previamente determinada. Essa caixa pode trazer itens já escolhidos ou surpresas. O e-commerce brasileiro de vinhos Wine , por exemplo, já tem 45% de seu faturamento anual proveniente desse modelo.
O melhor de tudo é que é mais que possível unir essa ideia para e-commerce com a de trabalhar com um mercado de nicho. É o caso das lojas que trabalham exclusivamente com produtos de barbear ou livros, por exemplo. Seleção específica, público fiel e receita antecipada: que tal testar essa receita para o sucesso?

4. Inove também na logística

Para sair ainda mais do senso comum dos e-commerces, olhe para as outras frentes englobadas pelo negócio, como a logística. A Amazon é um exemplo de empresa que sempre foi pioneira nesse sentido, sendo uma das primeiras a vender pela internet. E foi essa atitude inovadora que fez com que a gigante economizasse milhões com seu sistema de entrega.
A Amazon foi a primeira a fazer entregas por drones, solução tecnológica que possibilita que o produto chegue ainda mais rápido aos clientes. Mas você não precisa ir tão longe para começar a inovar, ok? Oferecer entregas por bicicletas ou até mesmo firmar parcerias com negócios locais para que os clientes retirem suas compras em pontos físicos são algumas ideias que podem ser adotadas nesse sentido.

5. Aproveite o potencial do WhatsApp

O WhatsApp vem se consolidando como uma ferramenta poderosa de comunicação e negócios. Além de ser um excelente canal de atendimento ao cliente, o app pode se tornar uma importante frente de vendas!
É possível incluir um botão em sua loja virtual para que, toda vez que um potencial cliente acessar o e-commerce via celular, consiga enviar uma mensagem pelo WhatsApp. Criando uma aproximação muito maior entre e-commerce e cliente, essa iniciativa permite não só sanar as dúvidas dos clientes como até oferecer condições e promoções exclusivas para não perder vendas.

6. Ensine a usar os produtos

Quando o assunto é ideias para e-commerce, o marketing de conteúdo não pode ficar de fora. Afinal, trata-se de uma estratégia poderosa para aumentar a visibilidade da loja , incentivar compras e fidelizar clientes.
Use e abuse de recursos como vídeos, avaliações de clientes e um blog corporativo para fazer reviews sobre os produtos e mostrar suas funcionalidades e diferenciais. Especialmente para mercados de nicho, para produtos muito tecnológicos ou complicados de usar, esse tipo de conteúdo faz toda a diferença.
É possível publicar vídeos com tutoriais nas páginas dos produtos, além de abrir as avaliações dos clientes que já fizeram compras com seu negócio. Quanto mais informações seus clientes tiverem disponível, mas seguros se sentirão sobre a compra.

7. Ofereça serviços e produtos complementares

Essa é uma ótima dica para aumentar o ticket médio do seu e-commerce e o nível de satisfação dos clientes. Pense em produtos ou serviços complementares que possam deixar a experiência de compra mais agradável. Garantias estendidas, serviço de montagem e acessórios que tragam resultados mais completos são alguns exemplos.
Em mercados cada vez mais competitivos e que oferecem produtos de altíssima qualidade, ter o cuidado de olhar para esses detalhes faz toda a diferença para sair na frente da concorrência.
Com esse objetivo, é importante estar sempre atento às tendências e novidades relacionadas ao universo do e-commerce e marketing digital . Usar as ferramentas disponíveis da melhor maneira possível e identificar as oportunidades: isso é primordial para manter a competitividade — especialmente em tempos de crise.
Para finalizar, queremos que tenha em mente que épocas de incertezas econômicas não precisam se transformar em baixas nas vendas. Leia agora mesmo nosso post e confira algumas dicas para manter o faturamento nesses períodos!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
Mais Posts
Share by: