KPIs de marketing digital na apresentação de resultados: qual a relação?
- Por Rayam Saraiva
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- 08 mai., 2018
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Uma das grandes relutâncias nas empresas tradicionais em abrir espaço para o marketing digital é que muitos não sabem como fazer a apresentação de resultados. Enquanto nas mídias tradicionais essa mensuração vem de dados dos próprios veículos, como quantificar o sucesso de uma empresa em uma campanha de marketing digital? O que...
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Uma das grandes relutâncias nas empresas tradicionais em abrir espaço para o
marketing digital
é que muitos não sabem como fazer a apresentação de resultados. Enquanto nas mídias tradicionais essa mensuração vem de dados dos próprios veículos, como quantificar o sucesso de uma empresa em uma campanha de marketing digital? O que deve ser medido? Como quantificar os seus esforços? Para onde direcionar seus investimentos?
É claro que uma grande estratégia de marketing digital não pode ser um tiro no escuro, certo? É para isso que servem as KPIs de marketing digital! “KPI? O quê?” .
Calma! Continue lendo o post que você já vai saber o que são e, lógico, quais são as ferramentas mais utilizadas para quantificar e apresentar seus resultados no marketing digital.
Afinal, o que são KPIs de marketing digital?
É, parece que fica difícil fugir das siglas no marketing digital, não é mesmo? KPIs nada mais são do que Indicadores-chave de Desempenho (tradução de Key Performance Indicator), ou seja, são eles que vão mostrar como está o andamento da sua campanha no nível estratégico.
Desse modo, é por meio do KPI escolhido que você vai saber qual medida tomar para ajustar as velas e acertar em cheio na sua estratégia
ou, se os resultados forem satisfatórios, saberá como levar o seu cliente ao próximo nível na sua jornada de compra.
Diferente das
métricas de análise
, que fornecem números a respeito do comportamento do seu consumidor nas redes sociais, taxa de abertura de e-mails e outros dados um pouco mais gerais, os Indicadores-Chave de Desempenho têm a função de fazer um levantamento mais profundo e dizem respeito à estratégia do seu negócio. Para obtenção de resultados, podem ser levadas em conta várias métricas que, cruzadas com outros indicadores, fornecerão muito mais precisão na sua análise.
Por que o monitoramento é tão importante?
Você passou horas estudando, planejando, executando, divulgando, fez tudo como manda o figurino, enfim, o trabalho no marketing digital exige um esforço constante para atingir os objetivos. Agora, imagine que depois de tudo isso o seu resultado é grande e ressoante nada! Um pesadelo, né?
No entanto, existe uma forma muito simples de garantir que os seus esforços estão valendo algo. Sabe qual é? Análise! Muito no marketing digital é definido a partir
testes
, erros e acertos e, para saber o que é um erro ou um golaço estratégico, a análise deve ser a melhor amiga de qualquer um que queira alcançar sucesso nas estratégias digitais.
É por meio dos KPIs de marketing digital que será possível apresentar resultados concretos que serão seu guia estratégico, possibilitando que você e sua equipe realizem ajustes em tempo hábil, otimizando investimentos. Analisando constantemente, você tem uma visão real do estágio em que o seu negócio e os seus clientes se encontram.
Como escolher o KPI certo para a sua estratégia?
Assim como um cliente passa por diversas
etapas na jornada de compra
e o seu conteúdo deve estar de acordo com a etapa, os KPIs de marketing digital também precisam estar alinhados com o objetivo final da campanha, o momento atual da empresa e o mercado em que ela atua. Por exemplo, uma empresa que está começando não deve escolher como métrica a retenção de clientes, uma vez que seus esforços deveriam estar na atração e conversão.
Para definir o KPI exato, é preciso se guiar pelo objetivo da sua campanha: gerar leads? Conversão? Aumento do ticket médio? Dependendo do que você precisa analisar, dois ou mais KPIs podem ser utilizados simultaneamente.
Ficar de olho no mercado também é importante. Procure empresas do mesmo ramo, porte e com características compatíveis às suas e veja como elas estão analisando seus resultados. É claro que obter esses dados será um pouco mais trabalhoso, mas existem associações comerciais que divulgam pesquisas um pouco mais elaboradas e disponibilizam online. Quanto mais dados você coletar, mais profunda e eficiente será a sua análise.
Quais são os KPIs de marketing digital mais utilizados?
Agora que você já sabe o que são KPIs de marketing de conteúdo e por que eles são tão importantes, chegou a hora de saber quais são as ferramentas de análise mais comuns. Lembre-se: não é porque a KPI é popular que ela vai se adequar ao seu caso. Conheça agora 5 das KPIs de marketing digital mais utilizadas na apresentação de resultados:
1. ROI
Será que aquele investimento financeiro compensou? O Retorno sobre Investimento (do inglês, Return on Investiment)
é um
cálculo
que busca analisar se o seu lucro justifica o seu investimento nas estratégias utilizadas.
2. Taxa de conversão
Se a sua estratégia era fazer com que um e-book fosse baixado, quantos clientes fizeram o download do material dentre todos que acessaram sua página?
Com essa métrica
, você consegue identificar o que mais atrai e converte clientes, possibilitando adequar metas e investimentos.
3. Custo por lead (CPL)
Quanto a sua empresa pagou por cada lead gerado? É essa a pergunta que a análise do CPL vai responder. Ao dividir o investimento em marketing digital pelo número de leads gerados, vindos de quaisquer
canais de tráfego
, você conseguirá quantificar o preço de cada um e avaliar o custo para o seu negócio.
4. Lifetime Value (LTV)
Essa ferramenta é imprescindível para quem pensa em longo prazo. Afinal, é por meio dela que você vai mensurar o “valor” do cliente (em reais) para o seu negócio, sempre levando em consideração o lucro que o relacionamento entre a empresa e clientes vai gerar. Essa métrica é especialmente eficiente para análises em
e-commerces.
5. Ticket médio
Em média, quanto o seu cliente gasta com você? Esse KPI ajuda a
descobrir esse valor
e ver se a equação está equilibrada — e é tão poderoso que, se bem analisado, pode até mesmo mapear o comportamento de compra do seu cliente.
E aí, agora que você já sabe o que são as KPIs de marketing digital, que tal já definir quais usar para a sua próxima apresentação de resultados?