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KPIs de marketing digital na apresentação de resultados: qual a relação?

  • Por Rayam Saraiva
  • 08 mai., 2018
Uma das grandes relutâncias nas empresas tradicionais em abrir espaço para o marketing digital é que muitos não sabem como fazer a apresentação de resultados. Enquanto nas mídias tradicionais essa mensuração vem de dados dos próprios veículos, como quantificar o sucesso de uma empresa em uma campanha de marketing digital? O que... O post KPIs de marketing digital na apresentação de resultados: qual a relação? apareceu primeiro em Uaiz - Seu sabe tudo Digital.
Uma das grandes relutâncias nas empresas tradicionais em abrir espaço para o  marketing digital  é que muitos não sabem como fazer a apresentação de resultados. Enquanto nas mídias tradicionais essa mensuração vem de dados dos próprios veículos, como quantificar o sucesso de uma empresa em uma campanha de marketing digital? O que deve ser medido? Como quantificar os seus esforços? Para onde direcionar seus investimentos?
É claro que uma grande estratégia de marketing digital não pode ser um tiro no escuro, certo? É para isso que servem as KPIs de marketing digital! “KPI? O quê?” Calma! Continue lendo o post que você já vai saber o que são e, lógico, quais são as ferramentas mais utilizadas para quantificar e apresentar seus resultados no marketing digital.

Afinal, o que são KPIs de marketing digital?

É, parece que fica difícil fugir das siglas no marketing digital, não é mesmo? KPIs nada mais são do que Indicadores-chave de Desempenho (tradução de Key Performance Indicator), ou seja, são eles que vão mostrar como está o andamento da sua campanha no nível estratégico.
Desse modo, é por meio do KPI escolhido que você vai saber qual medida tomar para ajustar as velas e acertar em cheio na sua estratégia   ou, se os resultados forem satisfatórios, saberá como levar o seu cliente ao próximo nível na sua jornada de compra.
Diferente das  métricas de análise , que fornecem números a respeito do comportamento do seu consumidor nas redes sociais, taxa de abertura de e-mails e outros dados um pouco mais gerais, os Indicadores-Chave de Desempenho têm a função de fazer um levantamento mais profundo e dizem respeito à estratégia do seu negócio. Para obtenção de resultados, podem ser levadas em conta várias métricas que, cruzadas com outros indicadores, fornecerão muito mais precisão na sua análise.

Por que o monitoramento é tão importante?

Você passou horas estudando, planejando, executando, divulgando, fez tudo como manda o figurino, enfim, o trabalho no marketing digital exige um esforço constante para atingir os objetivos. Agora, imagine que depois de tudo isso o seu resultado é grande e ressoante nada! Um pesadelo, né?
No entanto, existe uma forma muito simples de garantir que os seus esforços estão valendo algo. Sabe qual é? Análise! Muito no marketing digital é definido a partir  testes , erros e acertos e, para saber o que é um erro ou um golaço estratégico, a análise deve ser a melhor amiga de qualquer um que queira alcançar sucesso nas estratégias digitais.
É por meio dos KPIs de marketing digital que será possível apresentar resultados concretos que serão seu guia estratégico, possibilitando que você e sua equipe realizem ajustes em tempo hábil, otimizando investimentos. Analisando constantemente, você tem uma visão real do estágio em que o seu negócio e os seus clientes se encontram.

Como escolher o KPI certo para a sua estratégia?

Assim como um cliente passa por diversas  etapas na jornada de compra  e o seu conteúdo deve estar de acordo com a etapa, os KPIs de marketing digital também precisam estar alinhados com o objetivo final da campanha, o momento atual da empresa e o mercado em que ela atua. Por exemplo, uma empresa que está começando não deve escolher como métrica a retenção de clientes, uma vez que seus esforços deveriam estar na atração e conversão.
Para definir o KPI exato, é preciso se guiar pelo objetivo da sua campanha: gerar leads? Conversão? Aumento do ticket médio? Dependendo do que você precisa analisar, dois ou mais KPIs podem ser utilizados simultaneamente.
Ficar de olho no mercado também é importante. Procure empresas do mesmo ramo, porte e com características compatíveis às suas e veja como elas estão analisando seus resultados. É claro que obter esses dados será um pouco mais trabalhoso, mas existem associações comerciais que divulgam pesquisas um pouco mais elaboradas e disponibilizam online. Quanto mais dados você coletar, mais profunda e eficiente será a sua análise.

Quais são os KPIs de marketing digital mais utilizados?

Agora que você já sabe o que são KPIs de marketing de conteúdo e por que eles são tão importantes, chegou a hora de saber quais são as ferramentas de análise mais comuns. Lembre-se: não é porque a KPI é popular que ela vai se adequar ao seu caso. Conheça agora 5 das KPIs de marketing digital mais utilizadas na apresentação de resultados:

1. ROI

Será que aquele investimento financeiro compensou? O Retorno sobre Investimento (do inglês, Return on Investiment)   é um  cálculo  que busca analisar se o seu lucro justifica o seu investimento nas estratégias utilizadas.

2. Taxa de conversão

Se a sua estratégia era fazer com que um e-book fosse baixado, quantos clientes fizeram o download do material dentre todos que acessaram sua página?  Com essa métrica , você consegue identificar o que mais atrai e converte clientes, possibilitando adequar metas e investimentos.

3. Custo por lead (CPL)

Quanto a sua empresa pagou por cada lead gerado? É essa a pergunta que a análise do CPL vai responder. Ao dividir o investimento em marketing digital pelo número de leads gerados, vindos de quaisquer  canais de tráfego , você conseguirá quantificar o preço de cada um e avaliar o custo para o seu negócio.

4. Lifetime Value (LTV)

Essa ferramenta é imprescindível para quem pensa em longo prazo. Afinal, é por meio dela que você vai mensurar o “valor” do cliente (em reais) para o seu negócio, sempre levando em consideração o lucro que o relacionamento entre a empresa e clientes vai gerar. Essa métrica é especialmente eficiente para análises em  e-commerces.

5. Ticket médio

Em média, quanto o seu cliente gasta com você? Esse KPI ajuda a  descobrir esse valor  e ver se a equação está equilibrada — e é tão poderoso que, se bem analisado, pode até mesmo mapear o comportamento de compra do seu cliente.
E aí, agora que você já sabe o que são as KPIs de marketing digital, que tal já definir quais usar para a sua próxima apresentação de resultados?
Ficou com alguma dúvida? Sem problemas!  Entre em contato com a gente  e vamos juntos otimizar seus resultados!
Por Mel Castro 07 abr., 2020

O Whatsapp, que no ano de 2019 havia limitado o reenvio de mensagens a cinco destinatários, anunciou limitar ainda mais a possibilidade. A partir de agora, uma mensagem pode ser reencaminhada a apenas um usuário ou conversa por vez.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e a medida tem como intuito, de acordo com a plataforma, evitar o compartilhamento de notícias falsas, especialmente durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

 "Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, diz a nota que informa ainda que quando o primeiro limite de encaminhamento foi criado, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo diminuiu em 25%.

O aplicativo afirma ainda estar trabalhando para “ajudar a levar informações confiáveis à população” durante a pandemia. Atualmente existe, inclusive, uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus.

Por Mel Castro 31 mar., 2020

Como forma de aumentar os esforços vindos dos veículos de jornalismo para levar informações precisas a respeito do Covid-19, durante período de pandemia, o Facebook anunciou investir US$100 milhões para a comunicação.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (30) pela empresa, que visa destinar 25 milhões ao Facebook Journalism Project e distribuir os outros 75 milhões a gastos adicionais de marketing para companhias globais da indústria.

A decisão da rede social, que inclusive lançou uma central de informação para combater fake news relacionadas ao coronavírus na plataforma, foi tomada levando em consideração a previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.

A companhia afirmou que primeiramente irá concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo e reforça ainda, em seu comunicado oficial, a importância do jornalismo: “se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora”.

Informações: B9

Por Carolina Oliveira 23 mar., 2020
A marca esportiva Asics começou uma campanha global entre corredores com a intenção de criar uma corrente de empatia e solidariedade em apoio ao combate ao coronavírus. 

O movimento consiste em tirar uma foto do seu tênis preferido, independente da marca, com os cadarços desamarrados e postar nas rede sociais com a hashtag  #UntiedYetUnited , que em português significa "Cadarços desatados, porém unidos". 

No post, no Instagram, a marca escreveu que  "solidariedade e suporte mútuo são mais importantes do que nunca para superar este momento desafiador. Com a aceleração da pandemia do Covid-19, algumas pessoas estão impossibilitadas de sair de casa e fazer o que mais amam, #correr  . Mas sabe de uma coisa? O vírus pode se espalhar rapidamente, mas palavras de conforto e ações solidárias se espalham ainda mais rápido em nosso país. "

Alguns atletas e famosos brasileiros já aderiram a campanha, como Thiago Wild, do tênis, e Adriana Aparecida da Silva, do atletismo, a cantora Luisa Sonza e o ator Nicolas Prattes, embaixadores da marca.

Veja a publicação da Asics:
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